MEC divulga índice geral de cursos 2012 de mais de 2 mil instituições

O Ministério da Educação divulgou, na edição desta sexta-feira (6) do “Diário Oficial da União”, o resultado do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) referente a 2012. De acordo com o ministério, 2.008 instituições brasileiras foram avaliadas no ano passado, e 1.461 delas tiveram um resultado satisfatório.
O MEC considera satisfatório o desempenho igual ou acima de 3. Entre as instituições que tiveram nota 1 ou 2 neste ano, 60 passarão por um processo específico de supervisão e sofrerão medidas cautelares pelo fato de terem sido reincidentes no desempenho insuficiente (em 2009 e 2012). Entre elas estão 23 instituições com tendência descentente, ou seja, com IGC 2012 mais baixo que o IGC 2009, e 37 com tendência ascendente, por terem tido índice de 2012 mais alto que na edição anterior.
Entre as medidas cautelares estão o congelamento da abertura de novos processos de regulação no MEC, como autorização de novos cursos, expansão de cursos ou abertura de novos campi. Essas instituições também terão que limitar o número de novos alunos durante a vigência das medidas.
Nesta sexta, o MEC também divulgou o resultado do Conceito Preliminar de Cursos (CPC), indicador que faz parte do cálculo do IGC. 270 cursos terão o vestibular suspensos ou fechados por terem sido reincidentes no desempenho insuficiente. A lista com os 270 cursos também foi divulgada no “Diário Oficial” desta sexta-feira.
A penalidade é resultado da divulgação do Conceito Preliminar de Cursos (CPC) de 2012, na última segunda-feira (2). Ela será aplicada aos cursos que tiveram conceito insatisfatório em 2009 e repetiram o resultado em 2012. Dos 270 cursos, 152 terão vestibular suspenso por serem reincidentes no conceito 1 ou 2, mas com tendência ascendente, e 118 terão os processos seletivos fechados porque também foram reincidentes, mas com tendência descendente.
Mercadante anunciou ainda que o ministério fará, no ano de 2014, uma inspeção presencial em todos os cursos de direito oferecidos pelas instituições de ensino superior no país. De acordo com ele, trata-se de “um pente fino nos cursos de direito do Brasil”. Mercadante afirmou que atualmente o país tem 740 cursos de graduação na área.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ministério da Saúde faz repasse para pagamento do piso da enfermagem

Registros de violência doméstica crescem 29% no RN, aponta a Sesed

Bandeira verde: conta de luz em setembro continuará sem tarifa extra