Ministério da Cultura destina meio milhão para formação de jovens negros


A Universidade Federal Rural do Semi-Árido terá mais um projeto de extensão financiado diretamente pelo Governo Federal. É que o Diário Oficial da União, na edição do último dia 26 de outubro, publicou a aprovação, por meio da Fundação Cultural Palmares - FCP -, vinculado ao Ministério da Cultura, do Núcleo de Formação de Agente da Juventude Negra - NUFAC - da UFERSA.

Concebido pela professora Ady Canário, o Projeto da UFERSA viabilizará a qualificação profissional gratuita de 200 jovens negros e negras, entre 15 e 29 anos, oriundos do ensino fundamental e médio, e das classes sociais C, D e E, no período de 12 meses. “Uma das finalidades do nosso Núcleo é a formação de agentes culturais aptos a atuar como promotores da cultura afrobrasileira no mercado de trabalho”, explica a professora Ady.

O NUFAC da UFERSA ofertará cursos de Qualificação Profissional, entre 2012 e 2013, de Operador de Editoração Eletrônica, Produtor Cultural, Produtor de Vídeo, Web Designer e Confeccionador de Bijuterias, entre outros. “Os jovens formados pelo Núcleo da UFERSA deverão estar aptos a desenvolver atividades profissionais nos programas do Ministério da Cultura, como o Usina Cultural, Agente de Leitura, Praça de Esporte e Cultura e outros promovidos em parceria com a sociedade civil”, completa a professora.

Visando a implementação do Projeto, ilustra Ady, será destinado diretamente a UFERSA o valor de R$ 568.695,60. Em contrapartida, a Universidade abrigará o NUFAC, no Campus Sede, disponibilizando o espaço físico para a realização das atividades do Projeto, bem como ficará responsável pela emissão dos certificados aos participantes.

Ainda de acordo com Ady, a Fundação Cultural Palmares selecionou dez projetos para a criação dos NUFACs, entre cerca de 50 propostas de órgãos públicos e entidades da sociedade civil. Dos projetos aprovados pela Fundação, um é da região Norte, dois do Centro-Oeste, três do Sudeste, um do Sul e três do Nordeste. A UFERSA ficou em segundo lugar na lista dos núcleos nordestinos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ministério da Saúde faz repasse para pagamento do piso da enfermagem

Registros de violência doméstica crescem 29% no RN, aponta a Sesed

Bandeira verde: conta de luz em setembro continuará sem tarifa extra