Pesquisa científica e tema de minicurso na UFERSA Angicos


Dentro da Programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, aconteceu na UFERSA Angicos, o minicurso “Métodos qualitativos na pesquisa científica: observações, entrevistas etnográficas e produção de relatórios”, voltado para universitários do curso de Licenciatura em Computação vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, da UFERSA Angicos. O minicurso foi ministrado pelas professoras Ana Gabriela de Souza Seal, colaboradora do PIBID - Licenciatura em Computação, e Jacimara Villar Forbeloni, coordenadora de Área do PIBID – Licenciatura em Computação.
O minicurso, que contabilizou oito horas, abordou a relevância dos métodos de pesquisa qualitativa para a coleta de dados oriundos de contextos educacionais, como no caso da escola. Para tecer essas abordagens, as professoras levaram o grupo a analisar relatórios de aulas e de entrevistas transcritas, problematizando a necessidade de detalhar esses instrumentos, a fim de refletir acerca da coleta de informações de forma coerente com o contexto em que esses alunos têm adentrado, ou seja, o cotidiano escolar.
“A nossa preocupação é a de subsidiar o desenvolvimento de pesquisas científicas atreladas aos eixos de ensino e de extensão, considerando que após um primeiro contato com as escolas-parceiras os pibidianos atuarão colaborativamente junto aos docentes em prol da ampliação de situações de reflexão-ação-reflexão na ação acerca do uso das novas tecnologias na escola”, revela a professora Ana Gabriela de Souza Seal.
O subprojeto do PIBID para a Licenciatura em Computação contempla a observação em sala de aula, a aplicação de questionários e entrevistas para constituição do diagnóstico escolar. Após essa primeira etapa os licenciandos serão levados a refletir sobre os problemas enfrentados pelas escolas no que concerne ao uso das tecnologias e materiais didático-pedagógicos, bem como a indicar soluções. “Além disso, é importante pensar na circulação acadêmica dos saberes produzidos, que geralmente é realizada por meio de apresentações em eventos científicos e publicação de artigos”, declara a professora. Participaram ainda do minicurso os supervisores do PIBID – Licenciatura em Computação nas escolas, professor Joaquim Inácio de Azevedo, da Escola Estadual Professor Francisco Veras e professora Maria Tereza Baracho, da Escola Municipal Expedido Alves.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ministério da Saúde faz repasse para pagamento do piso da enfermagem

Registros de violência doméstica crescem 29% no RN, aponta a Sesed

Bandeira verde: conta de luz em setembro continuará sem tarifa extra